Serviços |
Organização de arquivos históricosA organização de arquivos históricos implica a concretização de duas acções complementares: classificação e ordenação. A documentação é classificada de acordo com as orientações técnicas emanadas pela Direcção-Geral de Arquivos, órgão responsável pela definição da política nacional de arquivos. Em termos genéricos e num primeiro momento, procede-se à individualização dos fundos documentais em função da sua proveniência. A documentação produzida e recebida por cada organismo, no normal desempenho das suas funções, constitui um fundo documental autónomo. A documentação de cada um deles é, posteriormente organizada mediante critérios orgânico-funcionais. Constituem-se secções e subsecções documentais, em função da complexidade orgânica patenteada por cada organismo produtor. Na tarefa de ordenação e sempre que possível, respeita-se a ordem original dos documentos, ou seja, a ordem natural estabelecida pelo organismo que a produziu e acumulou. Quando tal não é possível, adoptam-se os critérios de ordenação que melhor se adaptem às características das séries documentais. Descrição de arquivos históricosA descrição realiza-se mediante a rigorosa aplicação das orientações para a descrição arquivística emanadas pela Direcção-Geral de Arquivos, bem como das normas nacionais e internacionais, com especial destaque para a ISAD(G) – International Standard Archival Description (General) e da ISAAR(CPF) – International Standard Archival Authority Record (Corporate Bodies, Persons, and Families). Na descrição da documentação são utilizadas aplicações informáticas, com especial destaque para a aplicação DigitArq, uma base de dados relacional, desenvolvida pela empresa KEEP Solutions e utilizada na Direcção-Geral de Arquivos. Tal tarefa permite a recuperação da informação através do interface de pesquisa que a aplicação possui. A documentação é descrita até ao nível julgado conveniente para o caso em apreço, podendo atingir o nível do “Documento simples”, ou seja, o nível mais específico de descrição. Higienização, preservação, conservação e restauro de documentosRealizam-se todas as tarefas necessárias de higienização e preservação de documentos. Estes são intervencionados individualmente e sujeitos a uma limpeza profunda com recurso a técnicas e materiais especializados. Todas as unidades que apresentem danos físicos, pragas ou qualquer outro tipo de degradação, são intervencionadas no sentido da sua recuperação e preservação. Digitalização de documentosA digitalização da documentação é realizada com três finalidades essenciais:
Em termos gerais, os documentos são digitalizados em escala de cinzas, digitalizando-se a cor os documentos que o justifiquem (documentos de valor excepcional, gravuras, etc). As matrizes são produzidas em ficheiros formato “.tif”, cuja dimensão varia entre os 10 e os 20 Mb. Avaliação e selecção documentaisExistindo massas documentais acumuladas, procede-se á sua avaliação e selecção, em rigoroso cumprimento da legislação aplicável em vigor. Produzem-se relatórios de avaliação. Realizam-se igualmente as tarefas de reencaminhamento para arquivo definitivo da documentação considerada pelos regulamentos arquivísticos como sendo de conservação permanente e que já tenha prescrito os prazos de conservação administrativa. Procede-se igualmente à eliminação da documentação cujo destino final esteja previsto no regulamento arquivístico, produzindo-se o respectivo auto de eliminação. Produção de guias de remessa de documentaçãoQuando exista, por parte das instituições, o imperativo legal de remessa de documentação para um arquivo histórico “especializado” (caso dos tribunais judiciais, dos cartórios notariais e das conservatórias do registo civil, que remetem a documentação de conservação permanente para os arquivos distritais), procedemos à elaboração das respectivas guias, respeitando os formulários e formalidades legais vigentes. Elaboração de regulamentos de arquivoElaboramos regulamentos de arquivo e realizamos todo o tipo de tarefas relacionadas com o processo de elaboração de portarias de gestão documental (investigação preliminar, análise funcional, preenchimento de folhas de recolha de dados exigidas pela Direcção-Geral de Arquivos, preparação da tabela de selecção, preparação do projecto de portaria, elaboração de modelos de guias de remessa, de autos de eliminação e de autos de entrega). Transferências de arquivosRealizamos todo o tipo de tarefas relacionadas com a transferência de documentos:
Custódia de arquivosA DocDynamics disponibiliza instalações para guarda de arquivos, mediante condições contratuais a definir com os seus clientes. Elaboração de páginas WEBRealizamos todas as tarefas necessárias para efectuar o registo do domínio, assegurar o alojamento do site e fornecer o serviço de correio electrónico personalizado. Concebemos os sites ou portais de Internet, de acordo com a estrutura, design e conteúdos definidos pelo cliente. Publicamos nos sites os arquivos digitalizados, permitindo aos utilizadores navegar nos arquivos de forma hierárquica, pesquisar e visualizar documentos online. Asseguramos a manutenção de todas as soluções. |